05 junho 2014

Um sorriso pode evitar a perda de memória!



Muito estresse pode custar um preço no corpo, humor e mente. À medida que envelhecemos pode contribuir para uma série de problemas de saúde, incluindo pressão arterial alta, diabetes e doenças cardíacas. Uma pesquisa recente mostrou que os danos do hormônio do estresse cortisol e certos neurônios no cérebro, podem afetar negativamente a memória e a capacidade de aprendizagem em idosos.



Pesquisadores da Universidade de Loma Linda já mergulharam mais fundo no estudo do relacionamento de cortisol na memória e se o humor e o riso, um estresse conhecido apaziguador, pode ajudar a diminuir os danos que o cortisol pode causar. Seus resultados serão apresentados no domingo, 27 de abril, na reunião de Biologia Experimental.

Gurinder Singh Bains apresentou 20 minutos de vídeo engraçado para um grupo de idosos saudáveis ​​e um grupo de idosos com diabetes. Pediu aos grupos para completar uma avaliação de memória que media a sua aprendizagem, recordação e visão. O seu desempenho foi comparado com um grupo de idosos que também completaram a avaliação de memória, mas não foi mostrado um vídeo engraçado. As concentrações de cortisol para os dois grupos foram também registrados no início e no fim da experiência.

A equipe de pesquisadores verificou uma diminuição significativa nas concentrações de cortisol entre os dois grupos que assistiram ao vídeo. Observadores também mostraram a maior melhoria em todas as áreas da avaliação de memória quando comparados aos resultados com o grupo diabético, sendo o benefício mais dramático em mudanças no nível de cortisol e em idosos saudáveis ​​as mudanças mais significativas nos resultados dos testes de memória.

"Nossos resultados de pesquisa oferecem potenciais benefícios clínicos e de reabilitação que podem ser aplicadas a programas de bem-estar para os idosos", disse o Dr. Bains. "A capacidade componentes de aprendizagem cognitiva mostrou-se mais desafiadora à medida que envelhecemos e são essenciais para os adultos mais velhos para uma melhor qualidade de vida, melhorando: mente corpo e espírito. Embora os adultos mais velhos tenham déficits de memória relacionadas com a idade, as terapias humor, cortesia, agradáveis ​​e benéficas, precisam ser implementadas para estes indivíduos."

Estudo co-autor e de longa data pesquisador humor psiconeuroimunologia, o Dr. Lee Berk, acrescentou: "É simples, menos stress que você tem, melhor a sua memória.” Humor reduz os hormônios do estresse, como o cortisol, prejudiciais e que diminuem os neurônios do hipocampo de memória, reduz a pressão arterial e aumenta o seu estado de humor  e o do fluxo sanguíneo. O simples ato de rir ou simplesmente desfrutar de um pouco de humor, aumenta a liberação de endorfinas e dopamina no cérebro, o que proporciona uma sensação de prazer e recompensa.

Estas alterações neuroquímicas são positivas e benéficas, e por sua vez, fazem a função do sistema imunológico melhorar. Há até mesmo mudanças na atividade das ondas cerebrais para o que é chamado de "banda de frequência de ondas gama", que também amplificam a memória e a recordação. Então, na verdade, o riso pode transformar-se não só num bom remédio, mas também um potenciador de memória aumentando a nossa qualidade de vida. "


Biologia Experimental (2014) é uma reunião anual composta de mais de 14.000 cientistas e expositores de seis sociedades patrocinadoras e hospeda várias sociedades. Com a missão de compartilhar os mais novos conceitos científicos e resultados de pesquisas que moldam avanços clínicos, atuais e futuras, o encontro oferece uma oportunidade única para a troca entre os cientistas de todo em todo os Estados Unidos e do mundo, que representam dezenas de áreas científicas, de laboratórios para pesquisas clínicas. www.experimentalbiology.org

Fonte: Newswise - www.the-aps.org

Foto Ilustrativa – Tradução do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.