16 maio 2011

Açúcar branco, doce veneno!


Um artigo recente de Sue Shellenbarger, A Batalha dos Doces (12 abril de 2011, Wall Street Journal) levanta uma questão séria: Apesar dos lanches de escritório poderem elevar o astral, podem também sabotar a sua saúde? Concluiu-se com base no aumento dos dias que adoecemos e a resposta foi: Sim!

Tem sido demonstrado que a simples visão ou o cheiro de doces, biscoitos, donuts e outros e lanches doces nos provocam um desejo de comer. Como a maioria de nós está combatendo os excessos de gordura corporal, este tipo de apoio moral não está ajudando nos esforços de nossa dieta e podem inadvertidamente contribuir para aumentarem os dias em que ficamos doentes e, talvez, apatia, ansiedade ou mau humor, quando deixamos de consumi-los.

Muitas vezes as pessoas acham que podem trabalhar sem esses lanches, com um pouco de exercício ou atividade extra. No entanto, o artigo, esclarece corretamente, que apenas 2 pedaços de doce a cada dia de trabalho aumentam em cerca de 480 calorias e explica que uma pessoa que pesa 160 £ (cerca de 73 kg) terá que correr rápido por 29 minutos apenas para queimar as calorias extras. É claro que você não quer mesmo saber a quantidade de exercício que seria necessário para queimar calorias quando come mais rosquinhas e biscoitos! Além disso, essas guloseimas doces podem causar estragos em nossos corpos enriquecidos em níveis de insulina e tornando impossível a queima de gordura.

"Nós todos fomos condicionados a ver os alimentos açucarados como "guloseimas" quando talvez nós precisemos enxergá-los como as drogas", diz co-autores Dian & Tom Griesel.
Seu raciocínio tem uma base forte. O açúcar é, afinal, um outro pó branco cristalino. Foi originalmente contrabandeado do Extremo Oriente e foi vendido ao equivalente a $12.000 dólares por libra peso (453g). Seus primeiros usuários logo se tornaram viciados. Aos poucos se propagou em toda a população. No início, era um luxo para os ricos, mas aos poucos ele foi produzido em grandes quantidades a preços mais baratos para que qualquer pessoa pudesse pagar. A saúde de todos os seus utilizadores se deteriorou rapidamente. Não só eles sofreram fisicamente com o uso desta droga, mas como os seus estados mentais e emocionais foram perturbados. Eles ficaram irritados, doentes, obesos à beira da esquizofrenia. O pó branco não era a cocaína ou a heroína era e é o açúcar.

Tom Griesel ressalta: "Hoje o americano médio come o seu peso em açúcar por ano. A típica pessoa come 50 colheres de chá de açúcar a cada dia, que estão cada vez mais escondidas em alimentos processados e embalados. Acreditamos que mais problemas de saúde podem ser rastreados a partir da utilização de açúcar do que qualquer outro item consumido hoje".
"O açúcar é um totalmente inútil, uma droga, vicia, é destrutivo, e que é responsável por muitas doenças degenerativas como a obesidade, doenças cardíacas, hipoglicemia, diabetes e cárie dentária para citar alguns", diz Dian Griesel.

Porque é que o seu uso é tolerado? Mostramos pouca simpatia pelos traficantes de cocaína, heroína ou anfetaminas e outras drogas de pó branco. Por que então os fabricantes de alimentos estão autorizados a usar em seus produtos como um doce veneno branco que mata mais pessoas do que todas as drogas ilegais combinadas?

Os Griesels explicam: "O açúcar é um aditivo de alimentos barato e de preenchimento. Como os preços das matérias-primas aumentaram, os fabricantes de alimentos embalados, convenientemente, adicionam mais e mais açúcar, incluindo uma quantidade muito significativa de frutose de xarope de milho de alta insalubridade. Enquanto consumidores, devemos perceber que o açúcar com qualquer nome é um diluente pratico e barato para conveniência dos fabricantes, mas o seu consumo é prejudicial à nossa saúde e bem estar a longo prazo"

Você pode prestar um favor a todos no escritório, desencorajar lanches e começar a trazer frutas frescas para a mesa de lanches no escritório. Incentive seus colegas a fazerem o mesmo. Você terá, como resultado, toda a sensação de estar melhor e mais saudável.

Fonte: Newswise – http://www.newswise.com/

Título, Correção e tradução do Blog

Foto ilustrativa

Um comentário:

  1. Muito bom Daniel, outra coisa é que no açúcar refinado é usado corantes para que ele fique bem branquinho e assim pareça mais apetitoso ou quem compra ter a impressão que ele é mais limpo ou puro, na realidade, a gente associa o branco a pureza e o marrom que seria o natural da cor de um açúcar menos processado e com características da cana, essa cor infelizmente para alguns passa a impressão de impureza.

    Para quem não é viciado pode parecer mentira, mas é científico que além do caso da insulina, o açúcar faz o corpo liberar outro hormônio, que não lembro o nome, mas causa uma sensação de bem estar e essas sensações são viciantes, e nosso cérebro associa elas ao doce ou qualquer coisa ocorrida pouco antes da sensação de bem estar, é um problema, o que garantiu nossa sobrevivência, hoje pode ser nosso inimigo.

    ResponderExcluir

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.