07 fevereiro 2011

Caralluma Fimbriata: Verdades e mentiras sobre o redutor de apetite!


O produto:
Originária da Índia, a Caralluma fimbriata, um cactus suculento e comestível que pertence à família Asclepiadaceae é também conhecido como um alimento para fome e supressor do apetite e da sede. Ele cresce de forma selvagem por toda a Índia e é também plantado como arbusto, ao longo de rodovias e como divisa de jardins. A Caralluma fimbriata é ingerida de várias formas na Índia, pode ser cozido como um vegetal normal, com sal e pimenta; pode ser preparado como molho chutney e picles, ou até mesmo comido cru, não tendo nenhum efeito colateral se usado sem associações.

O Brasil é um país que adora copiar hábitos e costumes ruins de outros países, tal fato é corroborado pela pesquisa que apontou que, se o país não intensificar a política de redução de obesos, em 12 anos a saúde dos brasileiros será tão ruim quanto à dos seus mestres do fast food, os americanos, em relação às mortes por diabetes. Em cima dessa realidade o ministro Temporão, anunciou que um dos maiores desafios do novo ministro será reduzir a taxa de óbitos pela diabete, originária das elevadas taxa de obesidade.

No rastro dessa alimentação nociva, causou sensação um produto que provoca a perda de peso naturalmente, isso após ser matéria do Fantástico, onde Zeca Camargo e Patrícia Poeta, endeusaram o produto a ponto de citar uma apresentadora que perdeu quilos e quilos.

Entretanto, da mesma forma que alardeou as propriedades mágicas do produto, recentemente, o elegeu como o novo vilão do emagrecimento, analisando no programa amostras do suplemento pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, coincidentemente com a reação das clínicas de emagrecimento e dos fabricantes de redutores de apetite, esses, devidamente “autorizados” pela Anvisa, que estão em polvorosa.

Por não ser um ministério, porém agindo como tal, a TV Globo, foi o instrumento que generalizou o uso do produto, desrespeitando a Resolução 1992/2010 de maio/2010, que proibiu a propaganda de insumos anunciados como “naturais” com propriedades de acelerar a perda de peso, ao divulgar no programa Fantástico. Por outro lado, não se sabe os motivo$ que levaram a Vênus Platinada a mudar de posição, precipitando a decisão da Anvisa, que se baseando apenas nas denúncias do Ministério Global, no programa Fantástico, tomou as medidas para suspender a importação.

Atitude diversa quando se trata da sibutramina, que possui efeitos colaterais terríveis, e é utilizado largamente nas composições de redutores de apetite pelas clínicas e laboratórios, onde a associação de medicamentos numa única cápsula é prática comum de muitos médicos que utilizam essa estratégia driblando o regulamento da Anvisa.

As reações adversas são significantes em tratamento com sibutramina, tais como: dor de cabeça, secura da boca, insônia, dor nas costas, vasodilatação, taquicardia, palpitações, anorexia, constipação, aumento do apetite, náuseas, dispepsia, vertigem, parestesia, dispnéia, sudorese, alteração do paladar e dismenorréia, porém por estar aprovada pelo FDA (USA) no Brasil pode ser utilizada sem restrições!

Habitualmente no Brasil as reações governamentais são direcionadas sempre contrariamente aos benefícios populares, principalmente quando constatado o benefício de produto ou serviço. Basta saber que está beneficiando o povo, entretanto, deixando segmentos de interesses financeiros e tributários de fora (Governo e Clínicas) os canais de TV (eternos capachos governamentais) são acionados para ajudar na suspensão de tais benefícios até que um laboratório, uma Ong ou um aventureiro endinheirado qualquer vincule ganhos estrondosos em cima do produto, tornando-o inacessível ao povo.

A resolução da Anvisa que suspendeu a importação, fabricação, distribuição, manipulação, comércio e uso, objetiva unicamente a Caralluma. Outros produtos supressores de apetite que contenham derivados de coca, sibutramina, femproporex, furosemida, orlistat, mazindol, não estão suspensos e, apesar de desde maio de 2010 proibir a propaganda da Caralluma, não divulgou e nem efetuou nenhum estudo que esclarecesse definitivamente a população, aceitando como válido somente a denúncia da Rede Globo.

Dirigir-se à população recomendando que esta abandone o uso de um produto natural na suposição que podem trazer efeitos adversos à saúde humana, mesmo que milhares de pessoas o utilizem sem efeitos colaterais, é uma forma de demonstrar incapacidade de analisar rapidamente o produto e decidir sobre seus efeitos, nocivos ou não. Outrossim, o tabaco que é um terrível matador de seres humanos, continua a ser vendido sem essa restrição, somente porque é um grande contribuinte de impostos ao governo, assim como as bebidas alcoólicas.

Obs: Não se automedique, procure seu médico.


Fotos ilustrativas

Um comentário:

  1. a verdade, eu realmente gostei do seu artigo eu aprendi as coisas mais finas Caralluma Fimbriata but seriously will be É seguro tomar Caralluma Fimbriata? obrigado por tanta informação que eu siga seu blog :)

    ResponderExcluir

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.