24 agosto 2011

Paulo Niemeyer - Neurocirurgião - Entrevista ( I )


PODER-1: Seu pai era também Neurocirurgião. Ele o influenciou?

PAULO NIEMEYER: Certamente. Acho que queria ser igual a época, ele que o meu ídolo.

PODER-2: Seu pai Trabalhou até os 90 anos. A idade não é um complicador para um Neurocirurgião? Ela não tira a destreza das mãos, numa área em que isso é crucial?

PN: A neurocirurgia é muito mais Estratégia do que habilidade manual.Cada caso tem um planejamento específico e isso já é a metade do resultado. Você tem de ser um estrategista .

PODER-3: O que é que essa inovação tecnológica como cérebro pessoas estão chamando de fazer Marca-passo?

PN: Tem uma área nova na neurocirurgia chamada neuromodulação, o que popularmente se chama de Marca-passo, mas que nós chamamos de estimulação cerebral profunda. O estimulador fica embaixo da pele e São Colocados eletrodos cérebro não, para estimular ou inibir o Funcionamento de alguma área. Isso Começou a ser utilizado para os pacientes de Parkinson. Quando uma pessoa tem um tremor que não controla, você bota um eletrodo No ponto o que está provocando, inibe essa área pára e o tremor. Esse procedimento está sendo ampliado para outras doenças. Daqui a um ou dois anos, distúrbios alimentares como obesidade mórbida e anorexia nervosa vão ser tratados com um estimulador cerebral.Porque Não são doenças do estômago, e sim da cabeça.

PODER-4: O que se conhece do cérebro humano?

PN: OS Hoje você tem exames de ressonância magnética, em que consegue ver uma ativação das áreas cerebrais, e cada vez mais o cérebro vem sendo desvendado.Ainda há muito o que descobrir, mas com essas técnicas de estimulação você vai entendendo cada vez mais o Funcionamento dessas áreas. O que ainda é um mistério é o psiquismo, que é muito mais complexo. Por que um clone jamais será igual ao original?Geneticamente será a mesma coisa, mas o comportamento depende muito da Influência do Meio e de outras causas que a gente nunca vai desvendar totalmente.

PODER-5: Existe uma discussão entre psicanalistas e psiquiatras, na qual os primeiros apostam na melhora da subjetividade por meio da investigação, e os últimos acreditam que boa parte dos problemas psíquicos se resolver com remédios. Qual é sua opinião?

PN: Há casos de depressão que são causados por tumores cerebrais: você ópera e o doente fica bem. Há casos de depressão que são causados por deficiência química: você repõe uma química que está faltando e a pessoa fica bem. Numa época em que se fazia Existiam psicocirurgia Doentes que ficavam Trancados num quarto escuro e quando faziam uma cirurgia se livravam da depressão e nunca mais tomavam remédio. E há os casos que são puramente psíquicos, emocionais, que não tem nenhuma indicação de Tomar remédio.

6-PODER: Já existe alguma evolução na neurologia por causa das células-tronco?

PN: Muito pouco. O que acontece com as células-tronco é que você não sabe ainda como controlar. Por exemplo: o paciente tem um déficit motor, uma paralisia, então você injeta lá uma célula-tronco, mas não consegue ter certeza de que ela vai se transformar numa célula que faz o movimento. Ela pode se transformar em outra coisa, você não tem o controle, ainda.

7-PODER: Existe alguma coisa que se POSSA fazer para o cérebro funcionar melhor?

PN: Você tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida fazer Exercício,. Se está deprimido desestímulo, com uma baixa auto-estima, uma das primeiras coisas que acontecem é a memória ir embora, 90% queixas de falta de memória são por depressão desencanto,. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter motivação. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa prazer, sem ter que está fazendo e ter uma auto-estima nenhum ponto.

8-PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acho que está uma alma na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma. Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo.

9-PODER: O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?

PN: Todo adulto DEVE Incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais Tem uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos que não morrem 50%, 30% vão ter uma seqüela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num exame, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

10-PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida uma maravilha moderna. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém tem mais dor.

11-PODER: Existe algum inimigo do Bom Funcionamento do Cérebro?

PN: O exagero. Na bebida, nas drogas, na comida. O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra. É muito difícil num cérebro um corpo muito bem muito maltratado, e vice-versa.

12-PODER: Qual a evolução que você imagina para uma neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que causa uma doença, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do Funcionamento cerebral, cirurgia genética, que Serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

Fonte: Revista Poder
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.