04 abril 2011

Conscientização do Autismo


Prezados:

Acabei de chegar da caminhada pela conscientização do autismo (o dia internacional de conscientização é 02/04) na ponte estaiada em São Paulo. Que show de união por uma causa, pessoal !!! Parabéns aos organizadores. Muita, muita gente de azul na luta pela conscientização e pelos direitos dos autistas. Parabéns aos organizadores da ONG Autismo e Realidade.

Quando vi o movimento do ano passado me lembrei na hora dos distróficos. E no ano passado nem foi tão forte, foi mais virtual mesmo. Este ano com esta ONG Autismo e Realidade, a coisa ganhou: organização de objetivos, foco, penetração na mídia, academia, ciência etc. Ah, encontrei até a Dra. Patrícia da USP Leste, pesquisadora de células tronco que faz parte do comitê científico da A&R e pesquisa a aplicação para autismo também. E também um pessoal da psicologia da USP que tem um trabalho com os pacientes do grupo de estudo de autistas do Genoma.

Bom, hoje tenho mais certeza, temos que aproveitar o excelente exemplo e batalharmos pelo nosso dia 17/9 (idéia original do Ricardo Rojas lá do México que foi apoiada pela Dra. Ana Lucia Langer da ABDIM) e ressuscitar a idéia de usarmos esta data para nossas reivindicações também (conscientização da sociedade, do governo, dos políticos e até da classe médica, apoio às pesquisas, tratamentos, instituições, direito aos equipamentos - cadeiras, órteses, bipaps, cough etc, acessibilidade e descontos para adaptações e por ai vai etc). Podemos até começar aos poucos, sem tantas coisas, mas acho que será um modo de ganharmos força, união e sinergia.


Estou montando uma pequena proposta de ação e oportunamente passo a todos. Se alguém achar a iniciativa válida e tiver alguma idéia prática de ação, é só passar.
Acredito muito na união de todos nós, independentemente de instituição, universidade, partido, cor de cabelo etc. por uma razão simples: a nossa luta é simplesmente pelos distróficos e seus direitos e, enquanto a cura não vem, precisamos nos unir e lutarmos.


Francisco Carlos da Mota
Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.