23 julho 2013

Japão aprova teste inédito no mundo com células iPS humanas


Um comitê do Ministério da Saúde do Japão divulgou nesta quinta-feira (27) que aprovou o primeiro teste clínico do mundo com células pluripotentes induzidas (iPS) humanas, o que pode ampliar os horizontes da medicina regenerativa.

O governo deu o sinal verde para a solicitação apresentada conjuntamente pelo Instituto Riken de pesquisa e a Fundação para a Pesquisa Biomédica para estudar a possibilidade de regenerar a retina humana mediante o uso dessas células, que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido.

O estudo poderia começar ainda este ano, já que só é necessária a aprovação final do ministro da Saúde, Trabalho e Bem-estar, Norihisa Tamura. De acordo com a publicação “The Japan Times”, a doutora Masayo Takahashi, oftalmologista que lidera a equipe do departamento de regeneração retiniana do Instituto Riken, é que vai dirigir o estudo em Kobe.

O projeto consiste em extrair amostras de pele humana e a partir delas extrair células iPS. Essas células seriam programadas para se transformarem em tecido da retina, que seria implantado depois em pacientes que sofrem uma degeneração relacionada com a idade.

Este problema, que atualmente afeta 700 mil pessoas no Japão, provoca danos na retina e leva à perda da visão. A descoberta das células iPS abriu as portas para que este instituto solicitasse em 2012 o primeiro estudo clínico da história em humanos utilizando essas células, que no futuro podem levar a enormes avanços na medicina regenerativa e personalizada.

O pioneiro na geração das iPS, o japonês Shinya Yamanaka, foi agraciado em 2012 com o Prêmio Nobel de Medicina pelo método que desenvolveu para criar este tipo de células mediante a reprogramação de células maduras.

Isto resolve, em princípio, o problema ético de se trabalhar com células-tronco de embriões que, assim como as iPS, também têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula.
Fonte: Portal Biomédico
Foto montagem do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.