08 dezembro 2010

O Terror Noturno



O terror noturno (pavor nocturnus) é um disturbio do sono caracterizado por gritos durante o sono e pelo semblante de terror, como se a pessoa estivesse presenciando algo terrível. Quando se desperta uma pessoa neste episódio, ela geralmente não se lembra de nada ou tem apenas uma vaga sensação de uma cena aterrorizante, sem relatar sonhos ruins. O terror noturno ocorre principalmente na infância, diminuindo a partir do início da adolescência

Pesadelos são parte da natureza humana, entretanto, existe um tipo raro de fenômeno ameaçador durante o sono que não é exatamente como um pesadelo. Ele é chamado de "terror noturno"ou "Pavor Nocturnus" e é um severo distúrbio do sono, consistindo de ataques de terror agudo emergindo do sono profundo sem sonhos. É acompanhado por violentos movimentos corporais, agitação extrema, gritos, gemidos, falta de ar, suor, confusão, e em alguns casos, fuga da cama ou do quarto.O terror noturno ocorre durante a fase do sono não-REM, geralmente dentro de uma hora após o sujeito ir para a cama.

Durante o ataque de terror noturno, existe uma superativação do sistema nervoso autônomo simpático, incluindo dilatação das pupilas, sudorese, aumento nas taxas respirátórias e cardíaca, e aumento na pressão arterial.

Diagnósticos médicos

Episódios repetitivos de despertar abrupto do sono, geralmente durante o primeiro terço de hora de sono, começando com um grito de pânico; Medo intenso e sinais de excitação autonômica; Não-responsividade relativa aos esforços para confortar a pessoa durante o episódio; O paciente lembra-se de um sonho não-detalhado e existe uma amnésia (esquecimento) do episódio; O episódio causa sofrimento ou prejuízo na vida social, trabalho ou outras áreas importantes da vida; O distúrbio não é devido aos efeitos diretos de uma droga de abuso ou medicação, ou condição médica geral.
As causas do terror noturno ainda são desconhecidas. Ansiedade extrema, estresse e conflitos, conscientes ou subconcientes são fatores facilitadores. Algumas teorias biológicas do terror noturno apontam para uma imaturidade do sistema nervoso como possível causa, mas ela não foi comprovada. Adultos podem experimentar episódios semanalmente, e algumas vezes, várias vezes na semana. O distúrbio pode levar anos para desaparecer e o tratamento é mais difícil.

Tratamento

A primeira conduta a ser adotada é minimizar o estresse e os fatores pré-disponentes, tais como irregularidades do tempo de ir para a cama e do tempo de despertar, e comer alimentos condimentados ou gordurosos antes de ir para a cama. No caso em que o paciente está tomando qualquer droga pré-disponente, ela deve ser suspensa gradualmente. Psicoterapia a longo prazo frequentemente é necessária. Técnicas de hipnose e biofeedback também podem ajudar.Certas drogas psicoativas tais como os antidepressivos tricíclicos e benzodiazepinas (diazepan) podem ser usados para o controle a curto prazo do terror noturno, mas o seu resultado não é certo e deve ser evitado quando possível.

Foto ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.