07 janeiro 2010

Tratamentos com células tronco fazem uma grande diferença para a vida de adolescente de Janesville

JANESVILLE — Você não precisa perguntar duas vezes a Kyle Knopes de 16 anos se a internação hospitalar do outro lado do mundo valeu a pena.
"Com certeza" e "sem dúvida", dizem Kyle e sua mãe, Penny.
Kyle mostra como ele é agora capaz de abrir o seu punho e esticar cada dedo - algo que antes não conseguia fazer sem ajuda.
Kyle e sua família retornaram no início deste mês da China, onde ele recebeu oito injeções de células tronco que eles dizem ter melhorado sua qualidade de vida visto que ele tem que conviver com atrofia muscular espinhal tipo 2.
Ele notou as maiores melhorias após a primeira injecção.
"Eu rolei de costas para o meu lado direito, algo que eu não fazia desde que tinha 6 anos," disse ele.
Na terapia mais tarde naquele dia, ele rolou de costas para o seu lado esquerdo, também.
Outras melhorias incluem mais força nos braços, mãos, pulsos, cabeça, pescoço e maxilar. Mais avanços podem aparecer por até nove meses, disse ele.
A força adicional, por exemplo, permitiu Kyle levantar uma garrafa de suco de maçã em vez de apenas os copos vazios. É também mais fácil de comer, escrever e fazer outras atividades diárias.
Kyle foi diagnosticado com uma desordem genética neuromuscular que afeta a parte do seu sistema nervoso que controla o movimento muscular voluntário. Ele nunca andou ou engatinhou e está em uma cadeira de rodas desde os 18 meses de idade.
Seu irmão e sua mãe acompanharam Kyle em sua viagem de 5 ½ semanas para o Hospital Qingdao Cheng Yang, em Qingdao, na China.
Um dias típico para Kyle incluiam duas sessões de fisioterapia, acupuntura -17 agulhas de cada vez - e terapia por ondas elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.