12 outubro 2015

Acessibilidade no Brasil é uma piada!


Antigamente não tínhamos nenhuma acessibilidade, correto! Lutávamos contra a falta de educação do povo em geral e também pela falta de leis e regulamentação que desse aos deficientes o mínimo que eles mereciam.


O tempo passou e a exigência de locais acessíveis cresceu, as redes sociais tiveram papel fundamental na exigência de posturas definidas dos políticos brasileiros, levando-os a tomarem decisões que regulamentassem de vez por toda a acessibilidade.

Entretanto, fazer uma lei, estudar conceitos e formas, definir projetos de acessibilidade, devem ser elaborados e definidos de forma a serem exequíveis, para não se tornarem uma letra morta na lei, pois, lamentavelmente o povo ainda não aceita, por falta de educação, que os deficientes tenham direitos, que ele na sua ignorância, acha que é seu também. Necessário se faz educar e educar também toda a escala de comando e gerenciamento, com atitudes fortes e se necessário, punitivas, que é o caso do transito.

Como pode se ver nas fotos, ter acessibilidade não é apenas placas e mais nada, afinal que adianta uma pseudo acessibilidade, banheiros de portas abertas, sujos, onde qualquer um pode usar e abusar? Trata-se de fornecer àquele que não pode por si só, o direito de usar um recinto limpo e reservado, já que por sua própria incapacidade já é por si só uma situação difícil e constrangedora.

Como exemplo e demonstrado em fotos citamos as situações em que falta discernimento e entendimento vivencial de quem tenta promover a acessibilidade sem muito conhecimento da efetiva realidade. Qual a situação de uma (cuidadora) mãe de um cadeirante de 14 anos, do sexo masculino, totalmente dependente em suas necessidades? Se acessa o WC masculino, ela a mãe, invade a privacidade dos homens, se acessa o WC feminino, ele o jovem, invade a privacidade das mulheres, qual a saída?

Os WC masculinos e femininos para pessoas com deficiência, não podem ser juntos aos demais, devem ser separados e mantidos fechados, sendo fornecida a chave de acesso sempre que um  cadeirante necessitar, veja como exemplo um banheiro acessível para cadeirantes, no vídeo que produzimos no aeroporto de Frankfurt na Alemanha. Essa é a acessibilidade inclusiva, pois dá ao necessitado o direito de uso sem constrangê-lo ou dificultar o seu uso, note que é de uso exclusivo do deficiente.

Até que o país seja conscientizado que deve respeito e dignidade aos seus deficientes, afinal, fora alguns malucos que não estão nem ai com a vida e outros bêbados do transito, ninguém é deficiente por que quer, devemos todos estarmos alertas e respeitar os sinais e vagas que, não são nossas nem por um minuto!

Texto e foto de Daniel MM
Vídeo em Frankfurt: Kleber e Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.