30 outubro 2010

Centro de pesquisa de células-tronco no Paraná.


Centro de pesquisa com células-tronco da Rede Nacional de Terapia Celular é inaugurado com apoio do BNDES.

Foi inaugurado em outubro o Centro de Tecnologia para Terapia Celular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), integrante da Rede Nacional de Terapia Celular (RNTC). O BNDES apoiou, com R$ 3,05 milhões, o projeto de estruturação do Centro. Os recursos, não reembolsáveis, são provenientes do BNDES Fundo Tecnológico - BNDES Funtec.

O Centro da PUC/PR irá desenvolver tecnologias de cultivo e manipulação de células-tronco adultas e disponibilizar essas células para pesquisas da RNTC. O Centro atende às normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), e as células produzidas já poderão ser aplicadas a estudos pré-clínicos (animais) e clínicos (humanos). Os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia constituíram a Rede Nacional como parte de uma estratégia governamental de fomento a esse campo de conhecimento.

A Rede é composta de oito centros semelhantes aos da PUC/PR. Além da unidade paranaense, o BNDES já aprovou projetos para outros três. São eles o da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP), o Núcleo de Terapia Celular e Molecular da USP (NUCEL/USP) e o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (Lance), vinculado à USP e à UFRJ. Os centros irão desenvolver competência e capacitação nacional no novo campo terapêutico.

O BNDES Funtec apoia projetos de interesse estratégico para o país, que visem estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação. O BNDES dividiu com a Finep/MCT a responsabilidade de apoiar os Centros de Tecnologia Celular, por considerar a inserção do Brasil na fronteira do conhecimento das terapias celulares como elemento fundamental no desenvolvimento da indústria da saúde no país.

(Foto ilustrativa) - Fonte: BNDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.