"A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)
25 março 2011
Vacina feita com gene sintético protege contra a pneumonia mortal
Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine da Yeshiva University desenvolveram uma vacina experimental que parece proteger contra uma comum e particularmente letal de pneumonia pneumocócica. Detalhes da nova vacina, que foi testado em um modelo animal, são relatados em um artigo publicado hoje no Journal of Infectious Diseases
A pneumonia pneumocócica pode ocorrer quando os pulmões estão infectados com a espécie bacteriana Streptococcus pneumoniae (também conhecido como pneumococo). "Como muitos micróbios que causam a pneumonia, o pneumococo é transmitido de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro", disse a investigadora principal Anne Pirofski Liise professora de medicina de microbiologia e imunologia e Dr. Jacques Mitrani Presidente em Biomédica Investigação. Os sintomas incluem tosse, febre, falta de ar e dor no peito.
21 março 2011
Zumbido no ouvido
O zumbido no ouvido, considerado até pouco tempo atrás um problema de pessoas de meia idade ou de idosos, tem se tornado comum entre os jovens, alertam especialistas. Entre as causas apontadas está o uso crescente e inadequado de aparelhos sonoros, estresse e erros alimentares, como consumo excessivo de doces e cafeína. Há quem aponte o celular como culpado.
O tema será destaque na décima edição do Congresso Mundial de Zumbido, que ocorre nesta semana, pela primeira vez no Brasil. Pesquisas recentes têm mostrado que a incidência do zumbido - barulho constante, que pode parecer um apito, um canto de cigarra ou um chiado de TV fora do ar - tem crescido na população como um todo.
Pesquisa feita há 15 anos pelo National Institutes of Health, dos EUA, indicava que 15% da população sofria com o problema. Novo levantamento feito no ano passado apontou índice de 24%.
16 março 2011
Óleo de Alpinia ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC
O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.
A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.
02 março 2011
Justiça manda prefeitura de São Carlos(SP) fornecer cadeira de rodas
A Vara da Infância e Juventude de São Carlos determinou que a prefeitura da cidade e o governo do Estado forneçam cadeira de rodas para uma criança de 11 anos de idade, portadora de necessidades especiais.
A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Infância e Juventude a pedido da mãe da criança. Ela relatou o drama de sua filha portadora de malformação congênita que a impede de se movimentar. Por isso, necessita do auxilio da cadeira de rodas.
Segundo a promotoria, a criança está aguardando a cadeira desde maio de 2010 e que somente haverá nova consulta com ortopedista em junho de 2011.
De acordo com o juiz Cláudio do Prado Amaral a demora no atendimento poderá causar prejuízos ainda maiores do que aqueles que a criança já vem sofrendo.
Em sua decisão, o magistrado concluiu: ”presentes os requisitos legais, pois, liminarmente concedo o pedido formulado pelo representante do Ministério Público, com o prazo de cinco dias para fornecimento da cadeira de rodas com a especificações pleiteadas, sendo que a partir do vencimento do prazo sem o atendimento da determinação passará a incidir contra os sujeitos passivos (Estado de São Paulo e Município de São Carlos) concomitantemente multa diária de dez mil reais”.
Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto) / AC
(foto ilustrativa)
Tratamento de Distrofia: EUA pode, China não pode?!
O tratamento americano não cura, apenas interrompe a degeneração, assim como o tratamento na China, porém os ocidentais consideram o tratamento chinês experimental, entretanto, o custo do tratamento americano (150 mil USD) e 5 (cinco) vezes mais que o chinês (31 mil USD), quem está por detrás?
A União está obrigada a pagar tratamento médico de US$ 150 mil, nos Estados Unidos, para Luciana Trindade de Macedo, portadora de doença progressiva gravíssima. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Nilson Naves, que indeferiu o pedido da União para suspender decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.
Segundo Naves, é preciso garantir uma melhor qualidade de vida à paciente. “Além do mais, o condicionamento levantado à comprovação de autorização para a realização de tratamento pelos órgãos competentes, demonstra o zelo da decisão impugnada. Dessa forma, o depósito imediato dos valores não se me afigura com potencial suficiente a causar danos a todo o sistema de saúde, pois o que se busca é garantir a efetividade daquela”, ressaltou Nilson Naves.
Assinar:
Postagens (Atom)