27 maio 2010

Nossa ida à China!!










Nossa ida à China!

Amigos: Nossa busca pela melhora de vida de nosso filho Kleber transcende alguma postura mais racional ou contemplativa. Existem muitas pessoas que ficarão admiradas e outras um tanto preocupadas com nossa decisão, entretanto, cabe a nós, os pais, decidir sobre os caminhos e tratamento de nosso filho.

Há muitos anos, desde que ele nasceu, 09 anos, que os pesquisadores aqui no Brasil estão dilatando o prazo para a efetiva aplicação das células tronco em humanos, ou melhor, dificultando o nosso acesso a esse tratamento, pois ele existe e é utilizado “debaixo dos panos”, para pessoas e interesses mais chegados.


Não se trata de um aventura irresponsável, como dirão alguns, principalmente os profissionais da área médica, pois nossa decisão embasa-se em contatos aqui em São Paulo com uma família que levou seu filho lá na China, para tratar de uma patologia muito mais preocupante (Moyamoya) e aqui estava desenganado. Nós os conhecemos lá em Abadiânia/GO (Vide foto), ele que saiu daqui em estado vegetativo, fala, anda, brinca, ri, vai à escola, e interage com as pessoas de forma positiva, não apresentando o quadro que existia aqui antes das aplicações de células-tronco, no WU Stem Cells Medical Center. ( http://www.wustemcells.com/ )


Os estudos e pesquisas aqui no Brasil estão sempre a mercê de decisões de políticos, de influência da Igreja Católica, e outros, o que pesou em nossa decisão. A dependência brasileira na liberação de pesquisas, nos estudos, segue padrões ocidentais quanto à ética médica, enquanto lá na China a ética é outra, a cultura e os padrões também o são. Há tempos que utilizam células-tronco retiradas de cordão umbilical, principalmente de fetos, pois lá o aborto é permitido, enquanto aqui no ocidente a hipocrisia fala mais alto e pessoas que poderiam ter uma vida normal, padecem por falta de tratamento adequado.


A rede Globo tem um papel ambíguo na divulgação dos fatos verdadeiros, afinal eles não podem servir a dois patrões: a verdade e o dinheiro. Quando apresentaram em programa recente resultados (não muito positivos) de pessoas que foram à China em busca de cura, não o fizeram com o alcance que deveriam e nem procuraram entrevistar aqueles cujos resultados foram e são muito positivos, como o caso Victor,(http://www.wustemcells.com/en/patientstory/Moyamoya073849452.htm ) que cito nesse texto.


Os repórteres da Globo não se preocuparam em procurar o que de melhor está sendo feito com aplicações de células-tronco lá na China, apenas colocaram situações superficiais e apresentaram uma família cujo pai é neurologista, aparentemente contra os procedimentos lá adotados. O Wu Medical Center (vide site) que citamos não tem nada a ver com o procedimento que a Globo apresentou, muito ao contrário, é muito superior.

Estamos indo em busca do que existe de melhor no mundo hoje para a melhoria de qualidade de vida de nosso menino. Agradecemos a todos os que, de uma forma ou de outra, colaboraram e nos incentivaram a tomar tão sérias decisões. Esperamos que mantenham a positividade e as orações que tanto nos ajudam. Deus nos ajuda.
Muito obrigado.
Daniel, Natascha e Kleber

25 maio 2010

Infarto feminino




"Ela comentou que não se sentia bem...doíam as costas.
Foi deitar-se um pouco até que passasse.. Mais tarde, quando fui ver como ela estava, a encontrei sem respiração... Não a puderam reviver..."
Comentou o marido ao médico já no Hospital.

Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...

Sabia que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens? Me refiro à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento (desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.

Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:
"Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos vendo novela.
Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando estando com pressa - comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água.
Esta foi minha sensação inicial... O "único problema" era que eu NÃO HAVIA comido NADA desde às 17h00min.
Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta).
Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Tirei os pés do puff e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...
Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Lhes disse que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me localizar rapidamente.
Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.
Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.
Graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavamesperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital".

Dicas importantes:

1. Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentirem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma "falsa emergência" do que não atrever-se a chamar e perder a vida.

2. Notem que disse "chamem os Paramédicos/Ambulância". AMIGAS, o tempo é importante, e as informações precisas também.
3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou "nunca tiveram problemas cardíacos".

Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco.Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que correm igual risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.
(Foto ilustrativa)

14 maio 2010

Para renovar as esperanças (tratamento com células-tronco)


(Texto resumido) (27/03/2008)
Vítima de acidente, Renato Cafundó é também o primeiro do País a receber substâncias contra rejeição de transplante.
O enfermeiro Gilço Lima Souza, de 60 anos. Primo de Renato Cafundó, há muito vê o parente — com 42 anos — mover mundo e fundos para amenizar sua paraplegia, conseqüência de um acidente automobilístico em janeiro de 2006. E, nessa busca, Cafundó fez jus ao sobrenome. Se mandou para Pequim, na distante China. Fez ouvidos moucos às opiniões de seus médicos no Brasil. Mesmo em cadeira de rodas, driblou quem o chamava de louco pelo que ia fazer. Veio, viu e aceitou ser o primeiro brasileiro a se submeter, em 11 de março, a um tratamento especial com células-tronco e neurais, desenvolvido por chineses. Por quê?


“Quero voltar a andar, né?, meu amigo”, respondeu na entrevista exclusiva à agência chinesa de notícias Xinhua. Cafundó falou com voz e olhar decididos. Ao mesmo tempo, deu um leve tapa na almofada que tinha na cama em que estava no Hospital Xishan. Passou a impressão de querer dizer algo como “o que você faria se estivesse no meu lugar e encontrasse uma esperança?”.


Onze meses depois, assistia a um médico chinês apresentar um tratamento para melhorar a qualidade de vida daqueles que lesionaram a medula espinhal cervical. O método também é dirigido a pessoas com doenças degenerativas e que tiveram os movimentos de braços e pernas afetados. O especialista mostrava uma vítima dessas enfermidades, que havia deixado de andar. E dois dias após receber o implante, conseguia voltar a dar alguns passos.
 No Oriente
 Ah, mas pensa que foi só tomar o avião, vir para Pequim e entrar na sala de cirurgia? Nada disso.
A primeira foi a da língua. Descobriram que seus interlocutores chineses, além do mandarim, só falavam inglês, como o italiano Onofore Domenico. Este, que acompanha a mãe no mesmo hospital, fez as vezes de intérprete porque domina o espanhol. A propósito, mamma Domenico é mais uma das muitas estrangeiras vindas dos quatro cantos do mundo em busca de uma esperança no território chinês, único lugar onde está liberado o uso de células-tronco para implante em seres humanos.
 Clipping Eletrônico - Departamento de Comunicação Social - PUC-Campinas (Foto ilustrativa)


03 maio 2010

Debio 025 - Distrofia Muscular



Uma droga nova que está sendo estudada para o tratamento da degeneração muscular doenças tem mostrado resultados promissores. De acordo com um estudo publicado hoje na British Journal of Pharmacology, Debio 025 é tão eficaz quanto as drogas atuais mas, sobretudo, não causar indesejáveis efeitos imunosupressivos.


Ullrich e Bethlem miopatia congênita de Distrofia Muscular (UCMD) são as doenças músculo desperdício causado pela deficiência do colágeno VI, um componente do tecido conjuntivo. Os pacientes são geralmente diagnosticados no nascimento e sofre de fraqueza muscular que piora com o tempo. UCMD pacientes muitas vezes também sofrem de insuficiência respiratória, o que é complicado por infecções pulmonares. Embora a droga ciclosporina A (CsA) oferece algum benefício para esses pacientes, o seu uso a longo prazo pode ser indesejável, pois interage com a calcineurina, uma proteína importante imunomoduladoras.


"O tratamento a longo prazo com CsA é arriscado porque ela suprime o sistema imunológico, tornando o paciente mais suscetível a infecções pulmonares com risco de vida", diz Paolo Bernardi, que liderou a equipe na Universidade de Padova em Itália. "Nossos resultados sugerem Debio 025 pode fornecer uma alternativa mais segura".


No estudo, os ratos que sofrem de uma doença dedesperdício similar à distrofia muscular humana foram protegidos quando tratados com Debio 025. Os pesquisadores estudaram as células musculares de ratos que receberam o medicamento por cinco dias e encontraram diminuição no número de fibras musculares anormais semelhantes aos relatados em estudos de tratamento com CsA. Eles também foram capazes de mostrar que Debio 025, apesar de relacionados com a CsA, não foi alvo da calcineurina.


"Essa droga não tem efeitos sobre o sistema imunológico e por isso poderiam ser usadas por períodos prolongados de tempo sem aumentar o risco de infecção. Devemos ser capazes de tratar as crianças afetadas por estas formas de distrofia muscular e possivelmente abrandar ou mesmo parar a progressão da a doença ", diz Bernardi.
(Foto de célula - ilustrativa)

WWF-Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.